terça-feira, 9 de março de 2010

A TPM não é "frescura".

A síndrome da tensão pré-menstrual, é de longe, a queixa da maioria das mulheres que não chegaram à menopausa. A TPM foi descrita pela primeira vez em 1931 "como um estado de tensão insuportável". Uma descrição que pode ser bem entendida pela maioria das mulheres.
Depois disso vieram várias definições, mais a que define perfeitamente o que sentimos escutei essa semana.
"TPM - Tendência Para Matar"
Isso foi ótimo, pois era exatamente o que eu queria fazer naquele momento, quando ao reclamar de uma dorsinha de cabeça, peito inchado e uma irritação fora do comum, comentei: " acho que estou na TPM." Ouvi uma exclamação: "Ah! Isso é frescura!"
Com toda a evolução não se encontra nada que tire essa senção horrorosa, já tentei de tudo: medicamentos, dispositivos intra e extra-uterino e braquial, acumpultura, yoga, chás, e nada. E tem quem diga que é "frescura". (daí agente mata e vão dizer que, matou por frescura?)
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, com ênfase em todos os direito que conquistamos ouvir dizer que um evento fisiológico que modifica todo o corpo e a mente da mulher é "frescura", é inadimissivel.
Sem esse papo de que tem que passar por isso para entender, acho que o respeito à mulher por inteiro está longe de se realizar, conquistamos muitas coisas, mais o próprio entendimento dos nossos reais valores muitas mulheres desconhecem, vivem a sombra, sem instrução, sem apoio da própria classe feminina. Que na maioria das veses, as criticam, reparam, cochicham, julga e condena, sem ao menos olhar com olhos de mulher.
Mulheres que ainda não consultam com profissionais mulheres por acharem que estas são menos capazes, ou, que não as contratam e se contratam é com um salário menor.
É para refletirmos se realmente estamos tão avançados assim, ou, se é só uma maquiagem, como aquela que passamos no rosto de manhã e retiramos a noite?

Um comentário:

  1. Oi Cleide,
    Excelente, como sempre. Mas se tivesse postado ontem (08/03), teria aproveitado a oportunidade do dia(rsrsrs)

    ResponderExcluir